Secretários de Estado de todo o país debatem desafios da gestão pública em Salvador

19/04/2024

Os principais desafios da gestão pública no Brasil - em áreas tão diferentes como contratação e gestão de pessoas, controle de gastos, inovação e modelos de parceria com a sociedade - estiveram em debate na mesa de discussões do 128º Fórum do Conselho Nacional de Secretários de Administração (Consad). Promovido na manhã desta sexta (19.04) no Hotel Deville, no bairro de Itapuã, em Salvador - em paralelo às atividades do Consad Express -, o Fórum reuniu secretários de administração dos 23 estados e do Distrito Federal, além de representantes do governo federal.

Tanto o Consad Express quanto o Fórum de Secretários são iniciativas do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad). Os eventos - que este ano tiveram a Secretaria da Administração do Estado (Saeb) como órgão anfitrião -  mobilizaram mais de 400 lideranças e técnicos de órgão estaduais e federais, numa agenda intensiva de palestras e debates, iniciada na quinta-feira (18.04), no Hotel Deville.

“O Consad vem passando por um momento de muitos avanços que demonstram a força e o potencial do Conselho enquanto órgão articulador e com capacidade de intervir nas políticas públicas, com resultados diretos para as entregas feitas à população”,  afirmou o secretário da Administração do Estado, Edelvino Góes. “ Trata-se de um momento de crescimento e há muito trabalho a ser feito, não apenas a partir da parceria entre os órgãos, como em articulação com o governo federal e de forma propositiva”, complementou  o presidente do Consad, Fabrício Barbosa, que é secretário da Administração e Gestão do Amazonas.

Durante o Fórum de secretários,  também foram  anunciadas iniciativas como o lançamento de uma Plataforma de Boas Práticas, que irá permitir o  compartilhamento entre os órgãos de iniciativas bem-sucedidas nas mais diversas áreas, de forma ágil e prática, e a criação da Plataforma de Gestão Financeira do Consad.

Ainda durante o encontro, os secretários da Administração aprovaram o novo estatuto da entidade e elegeram o secretário da Administração do Piauí Samuel Pontes como  novo vice-presidente do Conselho.

Acordo de cooperação – Outra iniciativa deliberada no fórum foi a assinatura de um acordo de cooperação entre o Conselho Nacional de Secretários de Administração e a Saeb, por meio do Centro Internacional de Inovação e Intercâmbio em Administração Pública (CIIAP). O objetivo é que o Consad e o CIIAP atuem de forma conjunta na prospecção e intercâmbio de iniciativas e projetos voltados para o incentivo à inovação e a melhoria da gestão pública e que estejam ancorados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Uma das principais frentes da parceria consiste na troca de conhecimento e no compartilhamento de experiências e lições aprendidas. Nesse contexto, uma das iniciativas previstas é o aprimoramento do site do CIIAP, de modo a fomentar a disseminação de informações e boas práticas de gestão.

Em paralelo, o acordo de cooperação prevê a preparação de artigos, publicações e estudos conjuntos, a identificação de metodologias na área de governança e administração pública, além de uma proposta de  parceria para que os grupos de trabalho do Consad passem a fornecer insumos para as ações do CIIIAP em áreas como inovação,  boas práticas de gestão e governo digital.

Fonte: Ascom Saeb