• RH Bahia
  • RH Bahia
  • Novo call center Junta Médica
  • Novo call center Junta Médica
  • Novo call center Junta Médica

Notícias

11/09/2019 10:09

Conselho debate aprimoramento do serviço público e melhoria da gestão estadual

O status de implantação de projetos para melhoria da gestão estadual, apresentação de novos programas de governo e o resultado de pesquisa de satisfação do serviço público foram alguns dos temas debatidos durante a 14ª Reunião Ordinária do Conselho de Qualidade do Serviço Público (Conquali), nesta terça-feira (10). Composto por representantes de seis órgãos estaduais, o Conquali é um comitê voltado para avaliar e aprimorar a qualidade da prestação do serviço público para os cidadãos. 

O Conquali é presidido pelo secretário da Administração do Estado, Edelvino Góes e integrado por seis conselheiros, com prerrogativa deliberativa sobre projetos da gestão estadual. O conselho acompanha e avalia programas, projetos e políticas públicas, com poder de propor melhorias, modificações e aprimoramentos da administração. 

A Reunião do Conquali, que ocorre trimestralmente, foi iniciada, na manhã desta terça-feira, na Secretaria Estadual da Administração (Saeb), no Centro Administrativo da Bahia. A primeira apresentação para os conselheiros foi a Carta de Serviço, projeto vai reunir em uma plataforma digital todos os serviços públicos ofertados à população. Um total de 83 órgãos ou entidades do Poder Executivo estadual vai disponibilizar seus serviços nesse sítio eletrônico. A implantação do projeto ocorrerá em quatro fases, sendo que a primeira onda está com 91% concluída. A ideia é que os cidadãos possam consultar quais serviços públicos estão a sua disposição. 

A Superintendência de Gestão e Inovação da Saeb apresentou os preparativos do Estado para a entrada em vigor da Lei Federal 13.709, conhecida como Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, que estabelece regras para o tratamento de dados pessoais de cidadãos. Com a previsão de a Lei entrar em vigor em agosto de 2020, o estado já realizou as primeiras reuniões para avaliar e selecionar empresas de Tecnologia que já possuam sistemas de gestão com soluções técnicas. Os próximos passos são: a criação do comitê de estudos para deliberar sobre a Lei, a elaboração de normativo legal para regulamentação da legislação, a formação de grupo de trabalho e outras deliberações.

Assessoria de Planejamento e Gestão (APG) da Saeb apresentou o projeto do Programa de Trainee da Gestão Pública, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e a organização da sociedade civil Vetor Brasil, que desenvolve programas de trainee. Outro projeto que está em fase de discussão é o Conselho de Usuários dos Serviços públicos, composto por usuários dos serviços públicos (cidadãos) e por representantes do poder público. O Conselho foi criado pela Lei Federal 13.460/2017 para acompanhar a prestação do serviço público, participar da avaliação dos serviços, propor melhorias, dentre outras atribuições. 

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (SEI) apresentou o resultado da pesquisa realizada em parceria com a Superintendência de Atendimento ao Cidadão para aferir o grau da satisfação dos usuários de 17 unidades da Rede SAC, situados em Salvador e Região Metropolitana de Salvador. Dentre os 10.352 entrevistados, 96,5% afirmaram estar satisfeitos com o atendimento e a infraestrutura dos postos. A pesquisa foi aplicada no período de 25 de abril a 14 de agosto de 2019 e possui erro máximo admissível de 0,97%.


Curta, acompanhe e compartilhe: facebook.com/saeb.govba 
Twitter: twitter.com/saebgovba

Fonte: Ascom Saeb

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.