Notícias

30/11/2018 18:11

RH Bahia vai ajudar a aprimorar gestão dos processos correicionais do Estado

A partir de janeiro de 2019, com a entrada em operação do RH Bahia, os órgãos estaduais vão contar com ferramentas para aprimorar a gestão dos seus processos de apuração de infrações funcionais e aplicação de penalidades a agentes públicos. O impacto do novo sistema de gestão de Recursos Humanos do Estado no sistema de correição estadual foi tema do encontro realizado com integrantes das Corregedorias Setoriais nesta sexta-feira (30.11), no auditório da Procuradoria Geral do Estado (PGE), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Iniciativa pioneira na administração pública nacional, o RH Bahia consiste na implantação pelo governo baiano do módulo Human Capital Research (HCM) do software SAP, de padrão internacional. Com previsão de entrada em operação em todo Estado a partir de janeiro de 2019, o sistema informatizado irá automatizar mais de 90% dos processos de Recursos Humanos do Estado.

Nesse contexto, o sistema irá trazer benefícios também para a realização das sindicâncias e Processos Administrativos Disciplinares (PADs). “Sempre que for instaurada uma comissão disciplinar, o próprio sistema vai verificar se os servidores indicados para integrá-la obedecem às exigências legais, evitando, por exemplo, que o processo corra e mais tarde o órgão jurídico acuse nulidade”, ressaltou o corregedor geral do Estado, Paulo Pimenta. “Outro ganho importante será a facilidade que teremos para extrair relatórios de apoio à gestão, que nos ajudarão a atuar de forma preventiva”, complementou o corregedor.

Além de conhecer o módulo do sistema relativo ao Sistema Correicional, o público do evento pôde ter uma visão geral do RH Bahia, e em especial do Portal de Serviços (www.rhbahia.ba.gov.br), site que passará a ser utilizado pelos servidores para ter acesso a informações e serviços como programação de férias, licenças e movimentações internas. “Esta nova ferramenta permitirá que nos reconheçamos como servidor, é ela que vamos usar para solicitar nossos direitos e receber as respostas que precisamos”, afirmou o gestor de negócio do projeto Wilson Freitas.

Outro tema em pauta no evento foi a capacitação no novo sistema. Com o objetivo de atender às demandas dos profissionais das Corregedorias foi montado um curso específico sobre o tema. O objetivo é que sejam treinadas 75 pessoas em três turmas, ao longo dos meses de dezembro, janeiro e fevereiro.  “São profissionais que irão se apropriar do conhecimento para replicá-lo em suas unidades, de modo a podermos atingir um maior número de pessoas”, afirmou o líder de Treinamento do RH Bahia, José Roberto Reis.

        

Mais informações em www.projetorhbahia.ba.gov.br

Curta, acompanhe e compartilhe: facebook.com/saeb.govba

Twitter: twitter.com/saebgovba

       

Fonte: Ascom Saeb

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.