Notícias

05/07/2018 15:07

Saeb é finalista baiana do Concurso de Inovação no Setor Público

O Programa de Instrutoria Interna, desenvolvido pela Secretaria da Administração (Saeb), é finalista no 22º Concurso Inovação no Setor Público, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O programa participa na categoria Inovação em Processos Organizacionais, Serviços ou Políticas Públicas no Poder Executivo Estadual/Distrital, instituída em 2017 e que recebe inscrições das esferas estaduais. Além da Bahia, também são finalistas neste segmento os estados de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal.

Criado em 2007, por meio da Lei nº 10.851, o Programa de Instrutoria Interna é uma estratégia eficaz e econômica para o desenvolvimento de competências no serviço público estadual. Trata-se da docência desempenhada por servidores públicos para a disseminação de conteúdos correlatos a sua área de competência, de forma sistêmica em todo o Estado. Política de recursos humanos, a iniciativa valoriza o servidor e seu conhecimento acumulado, o reconhecendo como sujeito detentor de conhecimentos cuja disseminação contribui para a efetividade das ações públicas.

Para se tornar um instrutor, o servidor é capacitado em curso básico de formação, ministrado periodicamente pela Universidade Corporativa do Serviço Público (UCS/Saeb). Uma vez credenciado, pode participar de cursos complementares e se candidatar aos processos seletivos para se tornar um formador, que atua selecionando e capacitando os futuros instrutores dos cursos que compõem a grade regular da UCS/Saeb, disponível no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br). Atualmente, a Bahia conta com 3.082 instrutores internos certificados.

“Para nós, estar entre os finalistas com este projeto, podendo receber destaque nacional para uma iniciativa regional e desenvolvida na Bahia, é algo importante. É o reconhecimento da inovação produzida pelo Estado, com a valorização do servidor público e do seu conhecimento, elementos essenciais para a educação continuada e o desenvolvimento de competências”, declara a coordenadora de educação corporativa e aprendizagem organizacional da Saeb, Maria Teresa Ramos.

As cinco iniciativas vencedoras serão conhecidas após a terceira etapa de seleção, com resultado previsto para 10 de agosto. A primeira etapa, cujo resultado foi divulgado em março deste ano, contemplou a triagem interna de projetos, e a segunda, divulgada no último dia 29 de junho, apresentou a listagem dos finalistas da premiação, disponível no site www.inovacao.enap.gov.br. A entrega da premiação ocorrerá no dia 9 de novembro. Vale lembrar que, em 2017, a Bahia contou com dois projetos vencedores: o Paz Judicial, da PGE, e o software Banco de Preços, da Saeb.


Curta, acompanhe e compartilhe: facebook.com/saeb.govba

Twitter: twitter.com/saebgovba

Fonte: Ascom / Saeb

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.