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14/06/2018 17:06

Saeb apresenta novo modelo de gestão, manutenção e operação de prédios do CAB

A Secretaria da Administração (Saeb) apresentou, para administradores dos órgãos do Centro Administrativo da Bahia (CAB), o projeto Facilidades Prediais, que vai ser novo modelo de gerenciamento, manutenção e operação dos prédios do CAB.  O novo sistema prevê uma economia de 15% com a utilização de serviços compartilhados.

Para o projeto Facilidades Prediais está prevista a contratação de empresa especializada, que vai prestar serviços nos prédios do CAB, de forma integrada e compartilhada, com disponibilização de sistema informatizado de gestão operacional.

O Facilidades Prediais ofertará serviços de manutenção e operação dos prédios como limpeza, manutenção preventiva e corretiva, serviços de controle de aceso aos prédios, dentre outros  necessários para o pleno funcionamento das unidades.

A superintendente de Recursos Logísticos, Jerusa Martins, apresentou o projeto para Diretores Administrativos e Coordenadores de Serviços Gerais dos órgãos do CAB. Na prática, os serviços serão prestados por demanda (solicitados pelos órgãos quando necessário), ou programado (programação pré-determinada). O mesmo prestador executará serviços em vários órgãos do CAB. O uso compartilhado pelas unidades vai gerar economia para os cofres públicos. Diferentemente do modelo atual, no qual cada órgão possui sua mão de obra própria para executar os serviços.

Os serviços serão divididos em quatro grupos denominados áreas: Acesso ao ambiente de trabalho; Conservação do ambiente de trabalho; Segurança do ambiente de trabalho; Apoio ao ambiente de trabalho. Entre os serviços ofertados pela área de Conservação do ambiente de Trabalho estão limpeza e conservação das áreas internas e externas do prédio, sanitários e copas e cozinhas. Também estão nesse grupo limpeza extra (limpeza de fachadas, higienização de carpetes, cadeiras, tapetes e poltronas), além de manutenção de áreas verdes e jardins, limpeza de reservatórios, aferição da qualidade da água e outros.

Na área Segurança do ambiente de Trabalho são Serviços de manutenção preventiva e corretiva em instalações elétricas, com foco na gestão do consumo energético; nas instalações hidráulicas, com foco na gestão do consumo de água; manutenção, carga e recarga de extintores de incêndio.

Apoio ao Ambiente de Trabalho são serviços de copeiragem, movimentação de carga e descarga, carimbos, chaveiros. Já a área Acesso ao Ambiente de Trabalho prestará serviços para controlar o fluxo de veículos, bens e pessoas. Também vai atuar no controle do estacionamento e executará a manutenção e operação de elevadores.

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Fonte: Ascom / Saeb

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