• SAC Mobile
  • SAC Hora Marcada
  • Acumulação cargos
  • Ficha de inscrição para o Programa Mais Futuro
  • Governo - Anel Viário de Candeias
  • Governo - Hospital N. S.do Bom Sucesso em Cruz das Almas

Mais Futuro

Mais Futuro

Concebido pela Secretaria da Administração do Estado da Bahia, através do Decreto Estadual n° 11.139/2008, o Programa Estadual de Aprendizagem - Mais Futuro objetiva promover a ampliação das oportunidades de inserção no mundo do trabalho formal para adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos, oriundos de escola pública e em situação de vulnerabilidade social.

O candidato a aprendiz deve submeter-se à seleção pública simplificada para integrar o Banco de Aprendizes do Governo do Estado da Bahia, que pode ser utilizado por qualquer programa de aprendizagem estadual, inclusive por empresas públicas, evitando, portanto, novos gastos aos cofres do Tesouro com realização de outras seleções públicas.

O contrato de aprendizagem oferece todos os benefícios trabalhistas, além de salário maior que o mínimo-hora, auxílio lanche, auxílio transporte, plano de saúde para jornada de trabalho de 6 horas diárias.

As Voluntárias Sociais da Bahia e a Secretaria da Administração, executora e gestora do programa, respectivamente, têm demonstrado o êxito do Programa Mais Futuro, já que aquela é o braço social que ajuda os órgãos e entidades na formação, contratação e alocação dos jovens, além de ser responsável pela formação técnico-profissional metódica dos aprendizes, e esta, orienta os órgãos e entidades em todo o processo de adesão.

Já foram contratados por intermédio do Mais Futuros aprendizes que atuam ou atuaram como Assistente Administrativo junto à Casa Civil Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade - Ibametro, Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - Inema (antigo Instituto do Meio Ambiente - IMA), Procuradoria Geral do Estado - PGE, Superintendência de Atendimento ao Cidadão - SAC/Saeb, Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura - Seagri, Secretaria da Saúde - Sesab; Secretaria da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social - SJDHDS, Secretaria de Comunicação - Secom, empresas públicas e sociedade de economia mista, além do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia.

Estes jovens são encaminhados ao Sistema Estadual de Intermediação para o Trabalho - Sinebahia quando finalizam a aprendizagem profissional e seus currículos são cadastrados, a fim de serem orientados na busca de uma nova oportunidade nas empresas parceiras do Sine.

Além da contribuição e participação desses jovens na construção de um serviço público mais democrático, a inclusão social promovida pelo Programa proporciona a ascensão social e educacional do jovem, ensejando a elevação da sua autoestima e o reconhecimento da sua comunidade.

Visando atender às demandas dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual localizados no interior, em abril de 2013 foi iniciado o processo de interiorização do Mais Futuro, com a formação de um Banco de Aprendizes do Interior com 2.115 aprovados, visando abranger o município de Feira de Santana e região circunvizinha. Como iniciativa pioneira, a Universidade Estadual de Feira de Santana aderiu ao Programa, absorvendo 83 jovens.


Contato: Diretoria de Valorização de Pessoas - DDE
Tel: (71) 31153085 / 3079
Recomendar esta página via e-mail: