• Boas Práticas 2017
  • Governo - Anel Viário de Candeias
  • Governo - Hospital N. S.do Bom Sucesso em Cruz das Almas
  • Investimentos Corpo de Bombeiros em Camaçari
  • Novs sedes e visturas reforçam segurança no Sudoeste

Programa de Racionalização de Água e Energia


O Programa de Racionalização do Consumo de Água e Energia foi criado pela Saeb, em parceria com a Universidade Federal da Bahia, com a finalidade de orientar e mobilizar os órgãos da Administração Pública Estadual, bem como acompanhar e controlar o consumo dos gastos com água e energia, através da criação dos Ecotimes.

Criado em 2008, o Programa teve inicialmente o objetivo de conhecer o consumo de 17 prédios públicos localizados no Centro Administrativo. Esta primeira etapa, com duração de quatro meses, obteve resultados inesperados. Apenas com o monitoramento e acompanhamento do consumo, o Derba, hoje extinto, reduziu sua conta de água em 60%.

Com o sucesso do Programa, em 2009, foi assinado novo contrato com a Universidade Federal da Bahia, desta vez com o objetivo de incluir mais de 400 unidades estaduais, incluindo escolas, hospitais, presídios e delegacias. Atualmente, encontram-se cadastradas no Programa mais de 800 unidades.

O Programa tem como principal objetivo criar e consolidar uma cultura de preservação ambiental através da divulgação de práticas sustentáveis de consumo de água e energia, além da promoção das condições adequadas para o consumo desejável, eliminando e reduzindo gradativamente o desperdício. Para isso, busca-se criar e implantar uma rede social para informar e articular os usuários dos prédios públicos, o que torna o Ecotime essencial para o Programa.

O Ecotime é uma equipe formada por um grupo de servidores da administração pública que monitora diariamente o consumo de água e energia de suas unidades, através do Sistema Aguapura Vianet. Suas principais atribuições são:

  • Cadastramento e diagnóstico das instalações hidrossanitárias e de energia dos prédios;
  • Monitoramento diário do consumo de água e de energia, através da coleta, registro e análise;
  • Promoção de serviços de manutenção preventiva e corretiva, e de serviços de adaptação;
  • Pactuação de metas anuais de redução do consumo de água e energia.
Recomendar esta página via e-mail: