• RH Bahia
  • Segunda Onda - 15.01
  • RH Bahia
  • Novo call center Junta Médica
  • Novo call center Junta Médica
  • Novo call center Junta Médica

Você Servidor - UCS/Saeb

A Universidade Corporativa do Serviço Público - UCS/Saeb integra uma rede de Unidades responsáveis pelo desenvolvimento das ações de educação corporativa para o aprimoramento do serviço público estadual.

A UCS/Saeb oferece uma grade de cursos na área de gestão pública. Através da interface com responsáveis indicados pelos gestores máximos das secretarias e órgãos estaduais, a unidade orienta a elaboração e implementação dos Planos Anuais de Capacitação destes órgãos.

Para participar dos cursos, o servidor deve manifestar seu interesse na unidade de recursos humanos do órgão onde atua ou acessar diretamente a grade de cursos oferecidos, disponível aqui no portal, através da qual poderá efetuar sua inscrição.

Para mais informações, ligue (71) 3116-1620 / 1654 / 1590. Para conferir a lista completa dos cursos ofertados pela unidade, acesse o Portal do Servidor.

Programas de Desenvolvimento de Competências 


UCS/Saeb estabelece como base para a organização de suas ações de capacitação a arquitetura de programas estratégicos de desenvolvimento de competências sob a responsabilidade da Secretaria de Administração, referentes à Gestão de Pessoas, Gestão da Logística de Suprimentos, Gestão Pública, Gestão da Qualidade do Atendimento, e Tecnologia da Informação e Comunicação. A estas se acrescentou a competência de Formação de Formadores, essencial para a disseminação das demais.

Cada uma destas áreas contém programas de desenvolvimento de competência relativos a processos de mudança específicos, e cada programa de desenvolvimento, por sua vez, integra diversos eventos pedagógicos, relacionados a aspectos ou a públicos específicos dentro das mudanças que se pretende promover e cujas necessidades demandam enfoques, tempos e seqüência de eventos distintos.

Além dessas ações de manutenção, necessárias em função da grande rotatividade dos profissionais que atuam na área meio das Secretarias, para 2019 a UCS/Saeb tem ainda o desafio específico de preparar os servidores estaduais para implementação de três estratégias centrais da Saeb:

  • A implantação do Sistema Eletrônico de Informações – SEI;
  • A implantação do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil – MROSC;
  • A implantação do Sistema RH Bahia nos órgãos da Administração direta.

Acrescenta-se a estes desafios estratégicos a necessidade de consolidação das assessorias de planejamento e gestão e das coordenações de controle interno, criadas em 2015 na estrutura do estado, e cujo sucesso depende em grande parte do perfil e da formação continuada dos ocupantes destes cargos.

Coloca-se também para o PAC 2019, frente às mudanças profundas nas formas de pensamento e ação, a características da sociedade informacional, o desafio de aprimorar a capacidade dos servidores nos processos de comunicação interna e externa, a atuação em rede e o pensamento sistêmico.


Recomendar esta página via e-mail: