• Boas Práticas 2017
  • Governo - Anel Viário de Candeias
  • Governo - Hospital N. S.do Bom Sucesso em Cruz das Almas
  • Investimentos Corpo de Bombeiros em Camaçari
  • Novs sedes e visturas reforçam segurança no Sudoeste

Compras Sustentáveis

Compras Sustentáveis

As compras públicas sustentáveis representam um novo paradigma na forma de comprar que utiliza o poder de compra do Estado para incentivar políticas públicas nas áreas econômicas, sociais e ambientais, potencializando, assim, as aquisições governamentais.

Consiste em procedimentos que visam a adquirir bens e serviços que utilizem os materiais da forma mais eficiente possível, considerando a análise do ciclo de vida do produto, abordagem que leva em conta todos os seus custos inclusive o de descarte, com suas consequências ambientais. Nessa perspectiva, os custos totais são reduzidos, uma vez que a poupança de recursos associados a um produto sustentável conduz a ganhos financeiros.

Por outro lado, com o seu poder de compra, o Estado torna-se capaz de estimular novos mercados, incentivando fornecedores a investir em novas tecnologias e promover a inovação ambiental ao nível de produtos e processos. Isso repercute na diminuição dos danos ambientais e de saúde resultantes da produção, uso e descarte de produtos sem critérios ambientais, reduzindo a necessidade do Estado investir recursos nessas áreas.
Recomendar esta página via e-mail: