Recursos Humanos - eSocial Conexão Bahia

Iniciativa da Secretaria de Administração do Estado (Saeb) em parceria com a empresa contratada Resource, o projeto eSocial Conexão  Bahia visa adequar os  processos do Estado e o sistema RH-Bahia  para atender às exigências do Governo Federal  através do eSocial - Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhista (eSocial), que está sendo implantado com o objetivo de unificar todas as obrigações acessórias que hoje são obrigatórias as empresas.

Nesse contexto, o eSocial Conexão  Bahia conjuga a adoção de soluções em tecnologia da informação a uma mudança cultural. Na primeira vertente, o projeto consiste na qualificação de dados e no desenvolvimento de modificações no módulo de Recursos Humanos do Estado da Bahia, Human Capital Management (HCM) do SAP. Já do ponto de vista da mudança cultural, o projeto Conexão eSocial prevê alterações em procedimentos e rotinas necessárias ao cumprimento das obrigatoriedades previstas na legislação,  estabelecendo uma nova forma de relacionamento com o governo federal, com mais transparência, agilidade e confiabilidade.


O que é o eSocial? 

Instituído pelo decreto federal nº 8373/2014, o eSocial é um projeto do governo federal que vai coletar as informações que serão armazenados no Ambiente Nacional do eSocial, possibilitando aos órgãos participantes do projeto, sua efetiva utilização para fins previdenciários, fiscais e de apuração de tributos e do FGTS.

A transmissão eletrônica dos dados substituirá o preenchimento e a entrega de formulários e declarações, contribuindo para garantir diretos, reduzir a burocracia, simplificar o processo de prestação de contas e aprimorar a qualidade das informações referentes às obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas.

Quer mais informações sobre o eSocial? Acesse: portal.esocial.gov


Etapas de implantação

O processo de implantação do Conexão e-Social está sendo realizado em etapas, de modo a garantir o cumprimento dos prazos estabelecidos pelo governo federal para o eSocial. Confira:

Etapa 1 – Contempla as empresas públicas com faturamento apurado em 2016 superior a R$ 78 milhões. São elas: Companhia de Engenharia e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) e Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder).

Etapa 2 – Contempla as cinco empresas públicas:  Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR),  Empresa Gráfica da Bahia (EGBA), Bahia Pesca, Companhia Baiana de Pesquisa Minera (CBPM) e, Companhia de Transporte do Estado da Bahia (CTB)

Etapa 3 – Contempla todos os órgãos, autarquias e fundações do governo estadual (administração direta e indireta) 


Equipe

Mª Adélia Filadelfo
Email: mariaadelia.silva@prodeb.ba.gov.br

Edcássia Souza
Email: edcassia.souza1@saeb.ba.gov.br
Recomendar esta página via e-mail: