• SAC Mobile
  • SAC Hora Marcada
  • Acumulação cargos
  • Ficha de inscrição para o Programa Mais Futuro
  • Governo - Anel Viário de Candeias
  • Governo - Hospital N. S.do Bom Sucesso em Cruz das Almas

Assessoria de Planejamento e Gestão - Atividades

Gestão do PPA

Foi realizada a avaliação inicial dos Programas do PPA, juntamente com a Seplan, para identificar eventuais lacunas de concepção e riscos que possam impactar os resultados dos Compromissos. Os trabalhos foram divididos em três partes: Grupo Focal, Marco Lógico e Análise de Riscos. A Saeb participou dos Grupos relativos aos Programas Infraestrutura para o Desenvolvimento, Desenvolvimento Produtivo, Desenvolvimento Rural Sustentável e Desenvolvimento Urbano, envolvendo as unidades SRL, CCL, Cetran e Detran, respectivamente.



Monitoramento dos Compromissos

Vinculados diretamente aos Programas do PPA, estão os Compromissos que descrevem os objetivos a serem cumpridos. O seu monitoramento, sistematizado e contínuo, é importante para a verificação do andamento das ações, de acordo com os padrões esperados.

A APG é responsável pelo monitoramento dos Compromissos sob a responsabilidade da Saeb, em articulação com as unidades envolvidas e a Seplan. Sendo assim, realizou o alinhamento conceitual e processual e o planejamento para execução quadrienal das Metas.

Atualmente, a Assessoria vem trabalhando junto às unidades para realizar a primeira apuração das Metas, o que irá possibilitar a avaliação da sua evolução no exercício e em relação ao final do quadriênio (2019). 



Revisão do PPA 

A Lei Nº 13.468/2015 prevê no seu Art. 8º a revisão do PPA, visando garantir o caráter estratégico do instrumento em relação à dinâmica conjuntural, mantendo-o mais próximo da realidade socioeconômica, orçamentária e política do Estado, além de corrigir erros de forma ou conteúdo.

Aproveitando a oportunidade de ser o primeiro ano de vigência do PPA, a Assessoria articulou-se com as unidades, concretizando uma proposta de alteração de 23 componentes. Destes, cerca de 50% foram acatados após análise da Seplan e irão compor o anexo da PLOA 2017.



Produção de Informações

A APG tem como uma de suas principais funções produzir informações para a avaliação das políticas públicas. Nesse sentido, foram elaborados diversos documentos gerenciais tais como:

  • Relatório de Acompanhamento das Ações, que apresenta uma visão singular dos investimentos de cada unidade da Saeb, relacionando o valor aplicado ao estágio da meta prevista, detalhando as ações e os resultados alcançados. Por fim, contempla uma avaliação dos Compromissos dos Programas e todo o Orçamento do Estado, demonstrando a participação dos Poderes e unidades na aplicação dos recursos;
  • Relatório de Prestação de Contas ao Tribunal de Contas do Estado – TCE, que demonstra o desempenho e a efetividade das ações da SAEB para fins de julgamento, mediante análise da gestão dos procedimentos administrativos (licitações, contratos/convênios, sindicâncias e processos administrativos disciplinares), da situação patrimonial e da gestão de pessoal;
  • Relatório de Monitoramento do Gasto, que apresenta o perfil de execução das despesas, possibilitando avaliar o estágio de cumprimento das metas de racionalização de gastos previstas na legislação.


Gestão do Orçamento

A gestão pública eficiente é pautada em uma execução orçamentária e financeira integrada e coerente, que direciona as ações para o cumprimento das metas e objetivos, ou seja, para o que foi planejado. 

Assim, a Assessoria realiza a gestão do orçamento, acompanha e analisa a execução das receitas e despesas, além de orientar as unidades na aplicação dos recursos, prospectando continuamente novas fontes de financiamento para as ações a cargo da Secretaria. 



Plano Estratégico

A APG está implementando o Planejamento Estratégico da Secretaria em parceria com as unidades, com o objetivo de melhorar as entregas de soluções de gestão voltadas para a prestação de serviços ao cidadão. Esse processo contempla uma intensa comunicação interna para motivar e mobilizar os servidores.

A elaboração coletiva do Plano Estratégico foi concluída, contemplando a identidade estratégica e o portfólio de projetos da Secretaria. Este último passou por várias etapas de refinamento, com o objetivo de identificar os projetos que mais contribuem para a elevação do nível de serviços prestados ao cidadão. 

O resultado foi a seleção de 11 projetos prioritários que irão permitir o alcance dos objetivos estratégicos, aperfeiçoando a atuação da Secretaria como provedora de soluções em gestão para o serviço público. O acompanhamento sistemático dos projetos será realizado no Sistema de Gestão, que é um software de gerenciamento customizado para uso do governo. Este oferece uma série de facilidades para os líderes de projeto, desde a etapa de construção do planejamento até as atividades de monitoramento de dados, análise e compartilhamento de informações gerenciais.
Recomendar esta página via e-mail: