• Boas Práticas 2017
  • Acumulação cargos
  • São João da Bahia

Assessoria de Planejamento e Gestão - Apresentação

A criação das Assessorias de Planejamento e Gestão (APGs) nas secretarias estaduais baianas, por meio da Lei Nº 13.204/14, ampliou a conexão entre o planejamento, o orçamento e a gestão de ações. O alcance das metas contempladas no Plano de Governo passou a ser mais factível, pois essas unidades foram planejadas para dispor de estrutura capaz de traçar objetivos e oferecer elementos necessários para o monitoramento e a avaliação contínua das ações. 

A atuação das APGs, na inserção da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) nos processos organizacionais, também contribui para o aperfeiçoamento do fluxo de informações entre as unidades, melhorando a interação e o desempenho organizacional.

A APG Saeb possui a seguinte estrutura:

  • Coordenação de Planejamento e Orçamento, voltada para a implementação do processo de Planejamento, de forma coerente, sustentável e participativo. Esta orienta os programas, projetos e ações com foco na missão e visão da Secretaria, atua no monitoramento e avaliação das metas a serem alcançadas e na gestão do Orçamento, assessorando as unidades em articulação com a Seplan e Sefaz. Realiza, também, pesquisas e estudos, disponibilizando informações gerenciais para a tomada de decisão;
  • Coordenação de Gestão Organizacional e de TIC, que tem como foco a promoção de ações de modernização de modelos institucionais, métodos, técnicas e instrumentos de gestão, a disseminação das políticas de TIC e de Segurança da Informação, bem como a implementação do Plano Estratégico da Secretaria.

Recomendar esta página via e-mail: