• Vacinação para acesso ao SAC
  • Banner Contracheque no Whatsapp
  • Retomada ordem de chegada
  • Imunização Covid

Notícias

25/11/2021 09:11

Município de Alagoinhas recebe Caravana de Interiorização do Voluntariado

Nos dias 23 e 24 de novembro, a Caravana de Interiorização do Programa Bahia.Estado Voluntário chegou a cidade de Alagoinhas, localizada a 108 km de Salvador. O primeiro dia de evento foi marcado por uma reunião com autoridades municipais e instituições do terceiro setor que tiveram acesso ao programa estadual Bahia.Estado Voluntário, tiraram dúvidas sobre as particularidades da plataforma, aprenderam como cadastrar projetos sociais e conheceram o processo para captação e capacitação de voluntários. 

Benito Brasileiro é voluntário e também participou do evento. Ele elogiou a iniciativa da plataforma e falou sobre a relevância da cultura de voluntariado. "É importante que a gente dissemine e resgate os valores de solidariedade nas crianças, adultos e idosos, criando assim multiplicadores do bem e ajudando cada vez mais as pessoas que precisam", disse. 

voluntariado

Durante o evento, Kátia Camillo, coordenadora do programa, ressaltou a necessidade de levar a caravana para outros municípios. “O voluntariado é uma das formas mais nobres de servir ao próximo. É ter empatia, doar tempo, doar amor, ajudar aquele que precisa. Por isso estamos com essa ação e nosso objetivo é promover uma articulação para que o programa de voluntariado alcance os municípios do interior e potencialize nossa rede de solidariedade. Com isso, ampliamos nossas ações para alcançar pessoas mais necessitadas”, explicou. 

Raimundo Queiroz, chefe de gabinete da Prefeitura de Alagoinhas, ressaltou que o programa Bahia.Estado Voluntário, além de conectar projetos sociais aos voluntários, vai estimular ainda mais as ações de solidariedade no município. "Alagoinhas conheceu a plataforma de voluntariado hoje e já estamos abraçando esse belo projeto. Acredito que com isso vamos conseguir obter ainda mais ações de voluntariado", concluiu. 

Capacitações na Rede SAC – Já na quarta-feira (24), foram realizadas duas capacitações para funcionários da Rede SAC. Essa iniciativa teve a finalidade de divulgar a plataforma de voluntariado no próprio SAC para que funcionários disseminem o projeto e, com isso, seja possível alcançar ainda mais voluntários, visto que o posto SAC de Alagoinhas atende a população e pessoas de localizações adjacentes. Além disso, conforme Katia, os próprios colaboradores da Rede SAC podem inserir campanhas e ações sociais na plataforma.

voluntariado  voluntariado   

A ação de fomento ao voluntariado deu resultado já na primeira capacitação. A gerente do posto SAC Alagoinhas, Vilma Maria de Santana, revelou que a unidade está organizando uma campanha de voluntariado para doar brinquedos às crianças neste Natal, e falou sobre a vontade de escrever essa campanha na plataforma de voluntariado. "Levar a alegria do Natal para pessoas necessitadas é gratificante. Esse ano, estamos nos organizando para fazer a campanha adote uma criança. Vamos reunir brinquedos para a doação. E saber que podemos contar com o apoio da plataforma para divulgar isso é muito bom. Uma vez chegou uma cidadã aqui dizendo que estava passando fome, ficamos tão sensibilizados que nos unimos e demos uma cesta básica para essa senhora. Foi emocionante, ela veio agradecer por ter tido comida em sua casa, finalizou". 

Caravana de interiorização do Voluntariado - A Caravana de Interiorização objetiva apresentar o programa estadual às cidades interioranas e atuar como uma ferramenta de facilitação e amparo aos novos projetos sociais através da plataforma de cidadania, assim como captar e capacitar voluntários para as ações. A estimativa é que a Caravana chegue em 16 municípios baianos.

O programa - A plataforma Bahia.Estado Voluntário (www.estadovoluntario.ba.gov.br) possibilita a intermediação entre voluntários e entidades. Os candidatos que pretendem atuar em um trabalho voluntário devem fazer seu cadastro na ferramenta, informando as suas áreas de interesse e os horários disponíveis. Já as entidades públicas ou privadas cadastram seus projetos e informam quais são as necessidades de voluntários. Quando os dois lados coincidem acontece a intermediação. 

Lançado em 2019, o programa alcançou a marca de 4.702 voluntários cadastrados, até o momento, além de projetos de entidades públicas e privadas. A plataforma de cidadania foi desenvolvida conjuntamente pela Secretaria da Administração (Saeb) e pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS). Junte-se a essa corrente do bem hoje mesmo. Faça uma visita ao site www.estadovoluntario.ba.gov.br e mude a vida de alguém ao se tornar voluntário.

Curta, acompanhe e compartilhe: Facebook: facebook.com/saeb.govba 
Twitter: twitter.com/saebgovba – Instagram: saebgovba

Fonte: Ascom/Saeb

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.