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Notícias

15/09/2020 15:09

Representantes do Governo de Goiás conhecem o Conquali com intuito de absorver experiência exitosa do conselho baiano

Representantes do Governo de Goiás participaram de uma reunião com servidores da Secretaria da Administração (Saeb) para conhecer o Conselho de Qualidade do Serviço Público (Conquali), colegiado criado para avaliar a qualidade da prestação do serviço público no Estado, além de propor melhorias na gestão. O objetivo do Governo de Goiás era conhecer o funcionamento do Conquali e levar ideias para o Conselho do Usuário, que está sendo projetado no estado do centro-oeste do país. Os dois conselhos têm como finalidade promover melhoria do serviço público.

A reunião foi realizada de forma virtual, por intermédio de um aplicativo que permite fazer videoconferências. Participaram Ana Lúcia Oliveira, coordenadora do Conquali, além de Francisco Pereira, Gerente de Inovação, e Victor Vinícius do Carmo, ambos integrantes da Superintendência Central de Transformação da Gestão, pertencente à Secretaria de Administração de Goiás.
  
Também participaram da reunião outros cinco membros de gerências da Secretaria de Administração de Goiás. "Estamos desenvolvendo um trabalho de pesquisa para entender mais sobre os conselhos de usuários e encontramos algumas informações sobre o Conquali. O nosso intuito é criar algo parecido, mas primeiro queremos conhecer a experiência de quem está mais à frente", explicou Victor do Carmo.
 
Dentre os assuntos questionados, os servidores de Goiás tiveram interesse especial na dinâmica das pesquisas de satisfação dos usuários realizadas pelo Conquali. Eles perguntaram sobre equipe técnica (pesquisadores), setores envolvidos, metodologia, formato da pesquisa, dentre outros tópicos.
 
O Conquali foi criado em 2015, com intuito de monitorar, acompanhar e avaliar o serviço público, além de propor melhorias. É um conselho colegiado, composto por representantes de seis órgãos estaduais e capitaneado pela Secretaria da Administração. O Conselho já avaliou a qualidade de atendimentos de hospitais, delegacias, do transporte público, dentre outros serviços.
 
O Conquali aplica pesquisas para medir o grau de satisfação dos cidadãos que usam os serviços públicos. O resultado é apresentado para as reuniões do colegiado, que acontece quatro vezes por ano. Os conselheiros, membros do Conquali, são informados sobre os pontos positivos e eventuais aspectos negativos.  As críticas da população são consideradas como oportunidades de aprimoramento dos serviços. O Conselho também aprova planos de ação, com um conjunto de sugestões para corrigir ou melhorar eventuais falhas.

Fonte: Ascom/Saeb

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