• Segunda Onda - 15.01
  • RH Bahia
  • Prêmio de Boas Práticas 2019

10/06/2019 18:06

APG realiza oficina de adequação entre planos estratégicos da Saeb e do Governo do Estado

APG OficinaEvento aconteceu durante três dias no Tribunal de Contas do Estado (TCE) com a presença do secretário da Administração, Edelvino Góes

Revisitar a identidade estratégica da Secretaria da Administração (Saeb), os projetos prioritários e os indicadores do Plano Estratégico. Esse foi o objetivo principal da oficina de compatibilização do Plano Estratégico da Saeb com o Plano de Desenvolvimento Integrado Bahia 2035 (PDI), realizada pela Assessoria de Planejamento e Gestão (APG). A ação aconteceu durante três dias na Sala de Treinamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), e reuniu 35 servidores, entre superintendentes, diretores e coordenadores da secretaria.

A criação da Escola de Governo e a pactuação de resultados foram alguns dos tópicos abordados. De acordo com o secretário da Administração, Edelvino Góes, o processo de compatibilização vai ser importante para reavaliar os valores e objetivos da instituição. "É um bom momento para requalificar e aprimorar o monitoramento e gestão dos projetos", disse Góes. O secretário destacou também a necessidade de integração tecnológica na execução das ações e maior unicidade das áreas. "O gestor precisa ser pragmático e resiliente para atender a expectativa do cidadão", pontuou.

No primeiro dia, o assessor de Planejamento e Gestão da Saeb, Wilson Cardoso, abordou o Planejamento Estratégico Integrado, demonstrando a vinculação dos instrumentos de planejamento para o desenvolvimento das políticas públicas de forma mais viável. Em seguida, o secretário Edelvino Goés destacou a importância do Planejamento Estratégico e da implantação de projetos de vanguarda mesmo em um cenário de crise econômica e política. Ele citou o RH Bahia e o SEI Bahia como exemplos e solicitou integração e empenho dos gestores no enfrentamento dos desafios.

O evento contou, também, com a participação da professora da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Elisabeth Matos, que ministrou a palestra Inovação e o Perfil do Novo Gestor Público. Para encerrar o primeiro dia, foi apresentado o estágio de execução do Plano pelo coordenador de Gestão Organizacional da APG, Antonio Cesar Souza.

No segundo encontro, o diretor de Indicadores e Estatística Gustavo Pessoti e o Coordenador Urandi Paiva, ambos representantes da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), abordaram a relevância dos indicadores para a avaliação das políticas públicas. O diretor da Superintendência de Gestão e Inovação (SGI), Milton Coelho, deu continuidade ao tema, destacando a relação entre os fatores críticos de sucesso, os objetivos estratégicos e os projetos prioritários.

No último dia, Milton Coelho conduziu o trabalho de elaboração dos indicadores estratégicos e Antonio Cesar apresentou os projetos enviados pelas áreas, que ainda serão objeto de priorização. A identidade organizacional e os objetivos estratégicos traçados no Plano serão mantidos para o período 2020-2023, por estarem devidamente alinhados ao PDI.

Curta, acompanhe e compartilhe: facebook.com/saeb.govba