• Segunda Onda - 15.01
  • RH Bahia
  • RH Bahia
  • Prêmio de Boas Práticas 2019

Notícias

12/04/2019 17:04

Especialistas do Planserv recomendam: filtro solar deve ser usado mesmo nos dias nublados

No estado em quem praticamente é Verão o ano inteiro, impossível abrir do protetor solar, mesmo nos dias nublados, já que a radiação solar é capaz de ultrapassar as nuvens. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) registra, a cada ano, 135 mil novos casos e o câncer de pele responde por 25% de todos os diagnósticos da doença  no Brasil. A exposição excessiva ao sol é a principal causa da patologia, alertam especialistas do Planserv.


Um fotoprotetor eficiente deve oferecer boa proteção contra a radiação UVA e UVB. A radiação UVA tem sua intensidade pouco variada ao longo do dia e penetra profundamente na pele, sendo o principal responsável pelo fotoenvelhecimento e pelo câncer de pele. Já a radiação UVB é mais intensa entre as 10h e 16h, sendo a principal responsável pelas queimaduras solares e pela vermelhidão na pele.


Por esses motivos, o filtro solar é muito importante e saber escolher o filtro corretamente é fator primordial. O fotoprotetor ideal deve ter amplo espectro, ou seja, ter boa absorção dos raios UVA e UVB, não ser irritante, ter certa resistência à água e não manchar a roupa. Eles podem ser físicos ou inorgânicos e/ou químicos ou orgânicos.


Na hora da compra, é bom estar informado para adquirir o produto mais adequado. Os filtros Anti UVA e UVB protegem tanto contra os raios UVA e UVB (filtros com FPS 30-50 oferecem alta proteção UVB e o FPS maior que 50, altíssima proteção UVB); hipoalergênico utiliza substâncias que geralmente não provocam alergias; e livre de PABA ou "PABA Free” são os que não contêm a substância PABA, que tem alto poder de causar alergias.


Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, deve-se aplicar o produto 30 minutos antes da exposição solar para que a pele o absorva. Reaplicar a cada duas horas, mas atenção: esse tempo diminui se houver transpiração excessiva ou se você entrar na água. Aplicar o protetor uniformemente em todas as partes de corpo, isso inclui mãos, orelhas, nuca e pés. Em crianças, inicia-se o uso do filtro solar a partir dos seis meses de idade.


Curta, acompanhe e compartilhe: facebook.com/saeb.govba


Fonte: Ascom / Planserv

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.