05/07/2018 17:07

Governo do Estado lança portal único para prestação de serviços públicos

Imagine você ser avisado de que a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vai vencer; ou que o período de matrícula de uma escola perto de sua casa está aberto. Esses são alguns benefícios do SAC Digital, um portal único para prestação de serviços públicos, que estará disponível para acesso a partir desta sexta-feira, 06 de julho.

O objetivo principal é construir um modelo de prestação de serviços e gestão pública, baseado na disponibilização de serviços eletrônicos personalizados para o cidadão. Inicialmente, os cidadãos terão 19 serviços digitais disponíveis através do endereço www.sacdigital.ba.gov.br ou baixando o aplicativo SAC Digital. Periodicamente, haverá novos incrementos de pacotes de serviços.

“O grande diferencial do SAC Digital é o fato de ser uma plataforma integrada de serviços digitais, com atendimento personalizado para o cidadão, e gestão baseada em informação para a tomada de decisões estratégicas”, disse Samuel Araújo, presidente da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb).

Através de uma plataforma central e integrada, desenvolvida pela Prodeb, em parceria com a Secretaria da Administração do Estado, através das superintendências de Gestão e Inovação (SGI) e de Atendimento ao Cidadão (SAC), o indivíduo pode escolher o serviço a ser prestado, independente dos órgãos associados àquela solicitação.

Para usufruir os benefícios do SAC Digital é necessário realizar um cadastro através do CPF e da criação de uma senha pessoal. “O SAC Digital é uma plataforma de e-Gov que traz mais praticidade e celeridade ao cidadão, virtualizando serviços públicos essenciais para a cidadania, oferecendo ainda um retorno otimizado e rico em informações aos gestores públicos”, considera o secretário da Administração, Edelvino Góes.

Gestão – O SAC Digital vai proporcionar também um conjunto de ferramentas para gestão do relacionamento com os usuários. Através da plataforma, o gestor público terá conhecimento do perfil social do cidadão e suas necessidades. Isso melhora a eficácia do atendimento, otimizando a prestação de serviços, através de avaliações precisas, baseadas nas demandas do cidadão.

Os executivos do Estado terão ferramentas de integração, análise e visualização de dados à partir do compartilhamento das diversas bases de dados do Governo Estadual e Federal, além de bases de dados abertas e da iniciativa privada. Ainda no campo das novas tecnologias, o próximo passo é a implantação de Wi-Fi, que já está presente em nove postos SAC da capital (Pernambues, Salvador Shopping, Barra, Cajazeiras, Pau da Lima, Piatã, Periperi, Paralela e Bela Vista).

Curta, acompanhe e compartilhe: facebook.com/saeb.govba

Twitter: twitter.com/saebgovba