• Segunda Onda - 15.01
  • SAC Mobile
  • SAC Hora Marcada

08/01/2018 09:01

Equipe do RH Bahia começa a execução dos testes no novo sistema

A equipe do projeto RH Bahia inicia nesta segunda-feira (08.01) os primeiros testes no novo sistema que irá automatizar mais de 90% dos processos de Recursos Humanos do Estado. Nos próximos três meses, uma equipe de profissionais do Estado e da empresa contratada Resource irá trabalhar de forma intensiva simulando situações concretas para verificar na prática a operação do novo sistema.  A atividade  marca o início de um novo ciclo no projeto capitaneado pela Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb) com o objetivo de modernizar a gestão de pessoas do Estado a partir da implantação do SAP, um software de gestão mundialmente conhecido.

De acordo com o gestor do projeto Marcos Tavares, a equipe já concluiu a revisão de todos os processos que serão contemplados nesta segunda onda de implantação e que integram o documento conhecido como Business Blueprint (BBP). “Com base neste documento, foram geradas configurações e desenvolvidas novas funcionalidades no ambiente da solução SAP”, conta Marcos Tavares. “Agora, chegou o momento de começar a testar aquilo que foi desenvolvido”, explica.

No momento, o foco do trabalho são os processos relacionados ao ingresso e reintegração de servidores no Estado e à estrutura organizacional dos 53 órgãos contemplados nesta segunda onda de implantação do projeto. Só nesta etapa, serão executados 1.200 casos de testes simulando operações previstas em 28 dos 142  fluxos que compõem os macroprocessos do novo sistema. Na seqüência, serão testadas as funcionalidades relativas aos demais macroprocessos, a exemplo de desligamento, movimentação de pessoal e substituições, entre outros. Após esta etapa de testes unitários, a equipe ira voltar para os chamados testes integrados, que visam  verificar como as funcionalidades do sistema respondem em conjunto.

“Nossa expectativa em relação ao início dos testes é grande; afinal, vamos validar todo o trabalho feito pelas frentes de negócio até o momento”, afirma a líder de testes Carolina Brazil (Prodeb). À frente de uma equipe formada por analistas e key-users ou usuários-chave (aqueles servidores do Estado que colocam sua experiência na gestão de pessoas a serviço do RH Bahia), Carolina considera que a complexidade do negócio, o tempo disponível e a necessidade de uma boa comunicação entre os colaboradores do projeto estão entre os principais desafios para o sucesso do trabalho. “A minha certeza é que a equipe de teste vai encarar essa nova fase com positividade e flexibilidade”, conclui.

Projeto pioneiro na administração pública nacional, o RH Bahia visa aprimorar controles internos e trazer economia, agilidade e transparência para a gestão de pessoas no Estado. Desde janeiro de 2017, o novo sistema foi implantado em oito empresas públicas e sociedades de economia mista do Estado. No momento, a equipe do projeto se concentra nos preparativos para que o software entre em operação em 53 órgãos, autarquias e fundações do Estado, o que deve gerar impacto na rotina de aproximadamente 270 mil servidores.

Curta, acompanhe e compartilhe:
 facebook.com/saeb.govba