• SAC Mobile
  • SAC Hora Marcada

Notícias

13/11/2017 14:11

Inclusão online facilita relacionamento de beneficiários com o Planserv

AndressaO servidor público Hilmar Fernando Vieira, lotado no Detran de Mucugê, na Chapada Diamantina, não perdeu tempo. Assim que se casou, solicitou a inclusão online de sua esposa no Planserv. Ele ligou para a Central de Relacionamento da Assistência (0800 56 6066), que o informou que, pelo fato de não existir unidade do SAC no município, bastava enviar um e-mail para incluí-la como dependente. “Foi tudo muito rápido e fácil. Embora ela esteja saudável (e que continue assim), é bom saber que, se precisar, ela já pode contar com o plano, já que a adesão feita até 30 dias da data do casamento isenta de carência. Esclarecimentos úteis como este foram me passados pelo 0800”, contou.

Embora seja disponibilizada há pouco mais de um ano pelo Planserv, a inclusão de beneficiários online ainda é desconhecida por boa parte dos servidores públicos do Estado. Muitos ainda não sabem que os moradores de municípios onde não há unidades do Planserv podem solicitar a inclusão através de um simples e-mail. A iniciativa tem como objetivo facilitar a adesão dos servidores estaduais, dependentes e agregados, em todo o Estado. Os interessados devem utilizar o e-mail cadastreonline@planserv.ba.gov.br.

Ao enviar um e-mail para este endereço solicitando a inclusão, é preciso anexar os seguintes documentos digitalizados: RG do titular, comprovante de residência e formulário de movimentação cadastral preenchido. Este está disponível no módulo “Beneficiários”, na aba “Formulários”, no site do Planserv (www.planserv.ba.gov.br). O requerimento é confirmado automaticamente com uma mensagem de resposta para o requerente. Quando a Central de Relacionamento confirma que há adequação documental e que a solicitação atende aos critérios de inclusão de beneficiários, o processo é concluído. Apenas quando há alguma pendência, o titular é informado por e-mail.

A Coordenadora de Relacionamento com os Beneficiários do Planserv, Andressa Schettini, explica que os servidores que moram em cidades onde não há unidade do Planserv na Rede SAC não precisam mais se deslocar para solicitar inclusão no plano. “Estamos trabalhando para facilitar a vida dos servidores do interior do Estado. Este é um dos focos importantes da atual gestão do Planserv”, frisou.

Inclusão de recém-nascidos - Outra inovação que também precisa ser aproveitada pelos beneficiários diz respeito à inclusão online de recém-nascidos como dependentes ou agregados. Mesmo os que moram em cidades onde há unidades Planserv da Rede SAC podem ser beneficiados com esta facilidade. Neste caso, é preciso enviar o RG do titular, a certidão de nascimento do bebê e o formulário de movimentação cadastral preenchido para o endereço inclusaoonlinern@planserv.ba.gov.br.

Logo após o nascimento de Valentina Araújo, seu pai, o servidor da Secretaria de Segurança Pública (SSP) Pedro Paulo Araújo, solicitou a inclusão da recém-nascida no Planserv enviando apenas um e-mail. Em menos de 30 dias, a pequena beneficiária já contava com a cobertura do plano. O mesmo aconteceu com Guilherme de Andrade, neto de Jorge Andrade Filho (Funprev). “Assim que ele nasceu, busquei informações no Portal do Servidor, onde encontrei a informação de que não precisava ir ao SAC para incluir meu neto. A desburocratização foi fantástica, pois rapidamente a adesão foi efetivada”, resumiu o aposentado.

Andressa Schettini recomenda que o(a) titular solicite a inclusão do RN nos seus primeiros 30 dias de vida, “para evitar que ele fique sem a cobertura do plano”, aponta. Contudo, vale lembrar que nos primeiros 30 dias de vida, o bebê pode ser atendido na rede credenciada do Planserv com o cartão do(a) titular, na presença deste(a), para fins de identificação biométrica. Essa regra vale para consultas, exames e procedimentos. Se incluso no Planserv no prazo de 30 dias após o nascimento, nenhuma carência será exigida.

Em cidades onde existem unidades do Planserv na Rede SAC, o servidor deve dirigir-se a uma delas para solicitar a própria inclusão no plano ou de dependentes e agregados que tenham mais de 30 dias de vida. Para conferir a lista completa de quem pode se tornar beneficiário, basta acessar a seção “Quem pode participar”, disponível no módulo “Beneficiários” no site do Planserv. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 0800 56 6066 (ligações de telefone fixo) ou (71) 3402-3700 (ligações de celular).

Curta, acompanhe e compartilhe: facebook.com/saeb.govba
Twitter: twitter.com/saebgovba

Fonte: Ascom / Planserv

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.