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11/10/2017 16:10

Processamento da folha de pagamento do Estado ganhará novas funcionalidades com o RH Bahia

O processamento da folha de pagamento é uma das áreas onde a implantação do projeto RH Bahia terá maior impacto para o governo baiano, garantindo aperfeiçoamento dos controles internos e economia para os cofres públicos. Todas estas vantagens estão mais perto de se tornar realidade para os 53 órgãos, autarquias e fundações onde está sendo implantado o módulo Human Capitral Management (HCM) do SAP, um software de gestão mundialmente conhecido. Na semana passada, a equipe do projeto - que irá automatizar mais de 90% dos processos de Recursos Humanos do Estado – concluiu o levantamento dos requisitos relativos aos processos de Folha de Pagamento a serem contemplados no novo sistema.

O levantamento é mais uma das etapas da revisão do Business Blue Print (BBP), como é chamado o documento onde constam todas as regras de negócio que orientam a construção das funcionalidades do software. Iniciada em abril deste ano, a revisão mobilizou oito pessoas, entre profissionais do Estado e da empresa contratada Resource.
“Foi um trabalho exaustivo, que abarcou os mais diversos processos da Folha de Pagamento, incluindo cálculos de rescisão, benefícios, pensão alimentícia, consignação e muitos outros”, conta o líder da frente de Folha de Pagamento e Documentação, Alex Pessoa (Saeb). Quando o RH Bahia entrar em operação para todo o Estado – substituindo o Sistema Informatizado de Recursos Humanos (SIRH) - o trabalho realizado pela equipe de Alex irá resultar em mudanças significativas para a rotina das equipes. A seguir, você confere algumas novidades:

A legislação no sistema  - Um dos diferenciais do RH Bahia em relação ao SIRH é que o cumprimento das leis que regem a vida funcional do servidor – seus direitos e vantagens - é algo automático, internalizado pelo sistema.  Como isso acontece? É que as funcionalidades do software são configuradas de acordo com regras de elegibilidade e incompatibilidade. Assim, o RH Bahia só permite a execução de um dado comando – que irá resultar em vantagem ou desconto para o servidor - quando este servidor integra um grupo que é elegível para tanto – como, por exemplo, os policiais que têm direito à GAP (Gratificação por Atividade Policial). Ao mesmo tempo, há comandos incompatíveis com outros. Por isso, não é possível lançar no sistema para um mesmo servidor, por exemplo, o Regime de Tempo Integral (RTI) e a Gratificação por Incentivo ao Desempenho (GID), porque as duas gratificações são incompatíveis. Mecanismos como estes permitem aprimorar o controle sobre o processamento da folha, evitando desperdícios para os cofres públicos.

Novas funcionalidades - As equipes de RH que trabalham com o processamento da folha de pagamento, terão acesso a funcionalidades novas. É o caso do “lançamento em massa”. Hoje, quando uma unidade precisa fazer um lançamento no SIRH que envolve arquivos eletrônicos pesados, com um grande número de servidores, é preciso recorrer à equipe da Diretoria de Recursos Humanos da Saeb. “Caso contrário, eles são obrigados a inserir os lançamentos um a um”, explica Alex. Com o RH Bahia, o procedimento poderá ser feito pelas próprias equipes de RH das unidades, de forma prática e rápida.

Outra novidade muito útil para as equipes de RH é o retrocálculo. Esta funcionalidade oferecida pelo SAP permite o lançamento de rubricas – como são chamados os comandos que geram vantagem ou desconto para o servidor – com efeito reatroativo. “Hoje, quando é preciso fazer um pagamento, por exemplo, no mês de outubro retroativo a maio, as equipes têm que realizar os cálculos manualmente”, revela Alex Pessoa.

Requisições on-line - A implantação do RH Bahia vai agilizar a vida não apenas das equipes de Recursos Humanos mas de todos os servidores. Por meio do Portal de Serviços, será possível, entre outras coisas, fazer a requisição do Auxílio Alimentação e executar os mais diversos procedimentos relacionados ao Planserv, como adesão e cancelamento, inclusão de dependentes e opção pelo plano especial.

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Fonte: Ascom Saeb

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