• SAC Mobile
  • Entrega - Prêmio de Boas Práticas

Notícias

05/10/2017 11:10

Metrô de Salvador facilita acesso a postos da Rede SAC

Ana Carolina Rosário, produtora cultural de Salvador, está admirada com o pouco tempo que levou para chegar ao posto SAC do Salvador Shopping. É que ela, residente do bairro de Nazaré, pegou o metrô da Estação Campo da Pólvora à Estação Pernambués para emitir seu passaporte na unidade de atendimento. Em menos de uma hora ela se dirigiu ao posto, foi atendida e retornou para casa. “Para mim, que moro em Nazaré, o metrô está sendo atualmente a melhor opção de mobilidade na cidade. É rápido, seguro, dá para fazer integração e me deixa perto de casa. Tinha agendado às 9h30 no SAC para fazer o passaporte e foi tudo muito rápido”, explica.

SAC Metrô

Ela fez o agendamento do serviço no site da Polícia Federal, mas preferiu ser atendida no SAC Salvador Shopping por que seu deslocamento seria mais rápido e fácil. “Eu tinha a opção de agendar no Salvador Shopping ou no Barra, mas, como moro perto de uma estação, chegaria muito mais rápido no Salvador Shopping”, observa. Ana Carolina é um dos 200 mil usuários diários do metrô de Salvador, que atualmente conta com 18 estações e 29 quilômetros de malha ferroviária, conectando Lapa a Pirajá, Acesso Norte a Mussurunga.

A assistente administrativo Vania Santos Ribeiro é outra que prefere utilizar o metrô para buscar os serviços da Rede SAC. Já utilizou o transporte quatro vezes para ser atendida na unidade do Bela Vista, que é a mais acessível a partir de sua casa, em São Caetano. “De lá, fui para a Estação Pirajá. Em outros tempos, seguiria para o Salvador Shopping, porém, com estações de metrô nos deixando em shoppings com postos SAC em menos de 20% do tempo habitual, lógico que optei por ele. Já usei o metrô para buscar os serviços do SAC quatro vezes e usarei cada vez que precisar.”, orgulha-se.

Esperta, ela procurou a emissão da carteira de identidade para si mesma e para seu filho no turno vespertino, quando o SAC Bela Vista possui atendimento agendado para todos os seus serviços. As outras vezes em que se dirigiu ao posto foi para ser atendida para o seguro-desemprego. Da última, buscou a unidade do Bela Vista no período matutino, mas quando já não havia senhas. Aproveitou o SAC Fácil, o terminal de autoatendimento existente nos postos da rede, e garantiu seu horário para o mesmo dia, durante a tarde. “Faço sempre pela internet. Neste dia, usei o computador disponível no posto e consegui marcar para o mesmo dia”.

Atualmente, três postos SAC estão diretamente conectados ao metrô de Salvador: as unidades do Bela Vista, por meio da Estação Acesso Norte; do Salvador Shopping, pela Estação Pernambués; e do Shopping Paralela, pela Estação Tamburugy. Esta última é uma das quatro novas estações recentemente entregues pelo Governo do Estado na Avenida Paralela. Juntos, os três postos SAC têm capacidade para mais de 6,7 mil atendimentos diários, com a oferta de 431 serviços.

As três unidades possuem atendimento por hora marcada. Para o Salvador Shopping e o Shopping Paralela, o agendamento pode ser feito para os dois turnos do dia. Já para o Bela Vista, a hora marcada funciona apenas para o período vespertino, estando pela manhã aberto para atendimento por ordem de chegada. O agendamento para serviços da Rede SAC pode ser feito pelo site www.sac.ba.gov.br, pelo aplicativo SAC Mobile e pelos terminais de autoatendimento.

“A Rede SAC e o metrô de Salvador são dois dos serviços públicos estaduais com maiores índices de satisfação de clientes na Bahia. São também projetos de grande destaque da administração estadual e merecem estar juntos para prover um melhor atendimento à população baiana”, declara o secretário da Administração, Edelvino Góes.

Sobre o metrô - O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, inaugurado em 11 de junho de 2014, será composto por duas linhas, com total de 42 km de extensão, 23 estações e 10 terminais de ônibus integrados. Atualmente, a Linha 1 é composta por 8 estações em operação, 12 km de extensão que vai da Estação Lapa à Estação Pirajá. A Linha 2, com 12 estações, está em ritmo acelerado de obras. O projeto do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas prevê ainda a expansão da Linha 1, de Pirajá até Cajazeiras/Águas Claras e, da Linha 2, da Estação Aeroporto até o município de Lauro de Freitas.

Com um projeto arquitetônico que favorece a racionalização construtiva, operação e manutenção, as novas estações seguem o mesmo padrão, atendendo às normas de acessibilidade com instalação de piso tátil, elevador, escada rolante e escada fixa. A segurança também é garantida aos usuários, por meio de câmeras de monitoramento integradas à Sala de Supervisão Operacional de cada estação e ao Centro de Controle Operacional da CCR Metrô Bahia, responsável pela construção e operação do modal.

De metrô, longe dos engarrafamentos, o cidadão poderá realizar o deslocamento entre as estações da Lapa e de Mussurunga em 30 minutos. Já quem partir da Estação Acesso Norte chega em Mussurunga em menos de 23 minutos. As Linhas 1 e 2 funcionam das 5h à meia-noite, inclusive em feriados e nos finais de semana. A tarifa é a mesma dos ônibus urbanos, R$ 3,60, que atualmente estão totalmente integradas ao metrô, podendo ser utilizado o cartão da CCR Metrô Bahia, o SalvadorCARD ou o Metropasse.

Curta, acompanhe e compartilhe: facebook.com/saeb.govba
Twitter: twitter.com/saebgovba

Fonte: Ascom Saeb

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.