• Boas Práticas 2017
  • Acumulação cargos
  • São João da Bahia

Notícias

17/05/2017 16:05

Planserv apoia Dia Nacional da Luta Antimanicomial (18 de maio)

O Planserv – Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais apoia o Dia Nacional da Luta Antimanicomial (18 de maio) através do seu Programa de Saúde Mental, que tem como base as modalidades substitutivas ao internamento integral, ou seja, o ambulatório e o Hospital Dia. O objetivo da data confunde-se com a meta do programa: estimular a prevenção do agravamento dos transtornos, a reinserção social e a qualidade de vida das pessoas com sofrimento psíquico e suas famílias.

Segundo a enfermeira do Programa de Saúde Mental do Planserv, Marina Aquino, as instituições de saúde que integram o programa seguem os princípios da Luta Antimanicomial, caracterizada pela valorização dos direitos das pessoas com transtorno mental, tais como liberdade, viver em sociedade, receber cuidado e tratamento humanizado”, resumiu.

O Programa de Saúde Mental do Planserv prioriza tratamentos de base ambulatorial, prevenindo internações integrais de longa data. “Esta é indicada apenas em situações de crise, quando outros recursos terapêuticos foram esgotados e por tempo limitado ao tempo de duração da crise”. Em 2016, mais de 8.200 beneficiários foram atendidos em 11 clínicas credenciadas ao Programa, sendo sete em Salvador e três em outros municípios (Lauro de Freitas, Feira de Santana e Vitória da Conquista), onde estão cadastrados mais de 140 profissionais, entre psiquiatras e psicólogos.

Fonte: Ascom Planserv

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.