• Boas Práticas 2017
  • Governo - Anel Viário de Candeias
  • Governo - Hospital N. S.do Bom Sucesso em Cruz das Almas
  • Investimentos Corpo de Bombeiros em Camaçari
  • Novs sedes e visturas reforçam segurança no Sudoeste

Notícias

17/05/2017 15:05

Rede de Consultores assessora Creasi na execução de projetos para aprimorar o atendimento ao idoso

Rede de ConsultoresA Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb) – por meio da Rede de Consultores Internos do Estado (RCI-Ba) e da Coordenação de Disseminação de Soluções em Gestão (CDSG) - está ajudando o Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (Creasi) a tornar realidade uma série de projetos estratégicos para melhorar a qualidade do atendimento prestado à população idosa no Estado. A assessoria é mais uma etapa de um processo que visa viabilizar a implementação do Plano Estratégico 2016-2025 do Creasi, por meio da adoção de tecnologias de gestão. 
 
“A Rede de Consultores está nos permitindo qualificar ações organizacionais que antes eram realizadas de forma intuitiva pelas nossas equipes, trazendo sistematização no planejamento e efetividade nos instrumentos de controle”, acredita a médica Mônica Hupsel Frank, diretora do Creasi. 
 
Entre as iniciativas que estão sendo executadas pelo Creasi com a assessoria da Saeb/Rede de Consultores, está o projeto Todos no novo modelo que visa homogeneizar todo o serviço prestado ao idoso pelo órgão com base em um modelo de atendimento implantado em 2015, centrado não na doença, mas na funcionalidade do idoso, no seu grau de autonomia para realizar as tarefas da vida diária. 
 
Em paralelo, os projetos Alocação Racional de Pessoal e Redução do GAP de Competências Estratégicas, por exemplo, visam garantir a execução de ações prioritárias para o órgão mesmo em tempos de recursos humanos e materiais escassos. No primeiro projeto, o objetivo é dimensionar o quantitativo de pessoal levando em conta processos de trabalho, atividades desempenhadas e a qualificação dos servidores. Já o segundo visa reduzir as lacunas de competência percebidas pelos próprios servidores durante a elaboração do Plano Estratégico. 
 
Gerenciamento de Projetos - Para viabilizar a implementação destas e outras iniciativas, os líderes dos projetos que integram o Plano Estratégico do Creasi passaram por uma série de oficinas de disseminação da metodologia de gerenciamento de projetos conduzidas pelos consultores da Rede. 
 
No último dia 3 de maio, o órgão realizou um evento para celebrar oficialmente a entrega dos produtos resultantes da disseminação. Na ocasião, cada líder de projeto apresentou os planos construídos a partir das oficinas, enquanto a diretora Mônica Hupsel Frank assinou os documentos de cada plano. “A assinatura assume um caráter de autorização para a execução dos planos e solicitação de apoio aos líderes, reforçando o propósito da unidade em atingir os objetivos”, explica o consultor Carlos Loureiro, que participou do evento ao lado da também consultora Wliana Cruz e da coordenadora de Disseminação de Soluções em Gestão da Saeb, Daniela Svec. 
 
A partir de agora, a assessoria da Saeb/Rede vai ser dada por meio de reuniões semanais com os gestores do órgão para monitoramento da execução de cada projeto, realizadas ao longo de três meses. “O acompanhamento vai ajudar a reforçar a adoção das recomendações e ferramentas de gestão previstas na metodologia, além de motivar as lideranças a se empenhar na execução dos planos”, completa Loureiro.

Fonte: Ascom - Saeb

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.